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US RACING

Anaheim SX Stadium at night

 

 

Construir do zero toda uma estrutura de corrida é um projeto extremamente ambicioso, mas a Triumph está comprometida com o Supercross. Sua nova motocicleta de motocross é um desenvolvimento totalmente novo. Em 2024, em conjunto com o lançamento de sua máquina OEM Motocross, que é um segmento completamente novo para a marca britânica, a Triumph mergulhará de cabeça no Campeonato Mundial de SuperMotocross, incorporando as séries do Campeonato de Supercross AMA e do Campeonato de Motocross Profissional AMA nas categorias 250. A regra de homologação já estará em vigor, o que significa que a maioria dos componentes das motocicletas de corrida deve ser vendida no mercado aberto. Por isso, ambas as séries obviamente exigem que o produto OEM esteja absolutamente em sua melhor forma, fazendo dela a base de desenvolvimento ideal, ainda que mais difícil, para sua linha off-road. 

 

 

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A Triumph conta com o know-how de pilotos mundialmente reconhecidos, como Ricky Carmichael, sem dúvida o maior piloto americano de motocross de todos os tempos, detentor de nove campeonatos AMA Supercross e sete títulos AMA Outdoor, além do multicampeão Ivan Tedesco. Ambos foram totalmente envolvidos no desenvolvimento da máquina e do programa de corrida. Em combinação com o know-how de engenharia da Triumph, isso garante que o projeto off-road geral esteja preparado para a precisão e o escrutínio do Supercross que serão necessários na próxima temporada. 

A equipe Triumph Racing, composta inicialmente por dois pilotos e sediada nos EUA, será liderada pelos experientes Bobby Hewitt e Stephen Westfall, juntamente com os grandes nomes do setor Dave Arnold e Dudley Crammond. Juntos, trabalham em estreita colaboração com o programa de corridas do Campeonato Mundial sediado na Bélgica para compartilhar os principais dados de testes, além de colaborar com os engenheiros de P&D da sede global em Hinckley, no Reino Unido, para maximizar o fluxo do desenvolvimento no momento em que a Triumph dá início a uma nova era. As ambições da Triumph para competições se estendem às classes 450 em 2025.

FORMATO

Supercross

 

O Supercross é uma série realizada em estádios e que percorre os EUA de janeiro a maio, a cada temporada. Ele é internacionalmente famoso por suas pistas artificiais e técnicas que são incrivelmente especializadas, com alguns dos mais difíceis obstáculos para os pilotos enfrentarem. Os trechos com ‘costelas’ e saltos intervalados são sinônimos de sucesso no Supercross, assim como as largadas no gate. A série completa é composta por 17 rodadas para os competidores da categoria 450SX a bordo de máquinas de 450cc, enquanto a série 250SX com máquinas de 250cc é dividida em ‘Costa Leste’ e ‘Costa Oeste’, com oito eventos para a Costa Leste, sete eventos para a Costa Oeste e dois confrontos Leste/Oeste no final da temporada. Além disso, alguns eventos têm o status de ‘Triple Crown’, o que significa que eles têm três ‘Eventos Principais’, em vez de apenas um, como de praxe. O formato Triple Crown confere pontuação completa no campeonato regular para cada uma das motocicletas, mas também consiste de um campeonato Triple Crown separado (três rodadas para a categoria 450SX, duas e uma rodada para a 250SX).

Geralmente o Supercross acontece no sábado, e aqueles que se classificam participam do ‘show noturno’. Os pilotos são agrupados para a Qualificação 1 + 2 e os 40 mais rápidos passam para a próxima etapa do cronograma. Essa sessão cronometrada também decide a seleção do gate para as corridas de aquecimento. Os pilotos de cada categoria competem em uma das duas corridas de aquecimento por classe, com duração de seis minutos mais uma volta. Nove pilotos de cada uma das corridas de aquecimento passam para a corrida principal, que tem 22 vagas. Os pilotos restantes competem na ‘Qualificatória de Repescagem’ de cinco minutos mais 1 volta disputando as quatro últimas posições no gate da corrida principal.

A corrida principal da 250SX tem duração de 15 minutos mais 1 volta, e a corrida principal da 450SX tem duração de 20 minutos mais 1 volta. Os pontos são atribuídos da 1ª à 22ª posição.

 

Motocross Profissional

 

As provas de Motocross Profissional são realizadas ao ar livre, em terreno mais ‘natural’, em pistas de motocross nos EUA, com 11 rodadas no total. Incorporando mesas, saltos intervalados, paredes e curvas em trechos com areia, barro, terra batida e com variações climáticas, o Motocross é tipicamente semelhante ao seu esporte predecessor, também conhecido como ‘Scrambling’. O formato desta série é o seguinte: as classe são divididas em dois grupos para um treino de 15 minutos. Um treino de largada é realizado, seguido de 15 minutos de treino cronometrado. Os 40 primeiros colocados avançam para os eventos da tarde. Aqueles que não se qualificarem participam de uma corrida de consolação. Após uma volta de reconhecimento, as classes 250 e 450 têm duas disputas de 30 minutos cada mais duas voltas. A combinação dos resultados confirma o vencedor do evento. Ao contrário dos eventos do Campeonato Mundial, tudo acontece em um único dia.

Play-offs do SuperMotocross

 

Depois de 17 rodadas de Supercross e 11 rodadas de Motocross Profissional, o Campeonato Mundial de SuperMotocross tem dois Play-offs e, em seguida, a final do Campeonato Mundial de SuperMotocross. Os 20 atletas com a melhor pontuação combinada entre o Supercross e o Motocross Profissional se qualificarão automaticamente para competir em cada rodada do Campeonato Mundial de SuperMotocross, que tem um prêmio fantástico de 10 milhões de dólares ao longo da temporada. A final tem um prêmio 5,5 milhões de dólares, com 1 milhão de dólares garantido para o campeão da 450cc. 

 Antes dos play-offs os pontos serão zerados em ambas as classes. Os 20 melhores atletas serão classificados para os play-offs usando a pontuação de um evento de Supercross - 26 para quem tiver a maior pontuação na temporada regular, 23 para o segundo, 21 para o terceiro, 19 para o quarto e, em seguida, pontuações simples até o 20º colocado, o que torna o desempenho durante a temporada regular um fator crucial para a posição nos play-offs.
 
O Playoff 1 tem a estrutura de pontos original para as 22 primeiras posições. Já o Playoff 2 concede o dobro de pontos e a final concede o triplo dos pontos.
 
Os 20 melhores pilotos são automaticamente classificados para os eventos do SuperMotocross. Os pilotos do 21º ao 30º lugar disputam as duas últimas posições no gate em cada rodada na Qualificatória de Repescagem. Esse formato é uma novidade para 2023, e os fãs estão ansiosos para ver as corridas!

 

 

 

De la viziune la realitate

A espera acabou! Junte-se a nós para a acompanhar a revelação da nova moto de Motocross da Triumph numa série de vídeos em três partes, Vision to Reality.

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